Acessar

Linguagem corporal: como usar em uma entrevista de emprego?

Nem só do seu currículo e do que diz depende uma oportunidade de emprego. Porque os gestos também revelam muito sobre você, saiba qual a linguagem corporal a usar numa entrevista de emprego.

Como cumprimenta, como se move, como se senta e como olha. De todas estas manifestações do seu corpo vai depender o seu futuro profissional. Se prepare e estude a linguagem corporal a adotar na entrevista.

1. Dê um aperto de mão firme

Não tome a iniciativa de cumprimentar, devendo aguardar que o entrevistador o faça. E a melhor forma que tem de retribuir é com um aperto de mão firme.

2. Sorria

Há candidatos mais sérios e outros mais bem-dispostos, mas da linguagem corporal a usar numa entrevista de emprego deve sempre fazer parte uma expressão sorridente. Demonstra otimismo e entusiasmo.

3. Mantenha a cabeça erguida

Não se trata aqui de uma pose altiva, mas apenas de se manter com a cabeça levantada e os ombros ligeiramente chegados atrás. É uma postura que demonstrará confiança da sua parte. Se a isto juntar uma discreta inclinação para a frente estará a revelar atenção ao recrutador.

4. Sente-se direito mas flexível

Manter-se direito enquanto é entrevistado é o ideal, em vez de uma postura demasiado descontraída como se estivesse no café com os amigos. Mas como em tudo na vida, “nem 8 nem 80”, por isso não permaneça demasiado rígido. Reaja com movimentos corporais discretos em alguns momentos da entrevista.

5. Coloque ambos os pés no chão

Sem que a sua posição se assemelhe a uma estátua, mantenha os pés assentados no chão, paralelos. É a linguagem corporal adequada a uma entrevista de emprego, ao contrário das pernas cruzadas ou a balançar.

6. Olhe o entrevistador

Olhe o entrevistador nos olhos durante a maior parte do tempo. Mantenha o contato visual se quer demonstrar interesse e confiança. Mas tendo o cuidado de evitar que o seu olhar direto seja encarado como intimidatório.

7. Tenha as mãos visíveis

Mesmo que não seja pessoa de gesticular, numa entrevista de emprego deve manter as mãos visíveis e descontraídas. Seja sobre a mesa ou sobre o próprio colo, é sempre melhor do que esconder ou cruzar os braços. Unir os dedos das duas mãos passará uma imagem de autoridade e de confiança.