Acessar

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE DURANTE A QUARENTENA?

É perfeitamente normal, que sintamos ansiedade durante a quarentena, pois estamos em uma situação totalmente nova, nos privando, muitas vezes, de hábitos já conhecidos como dar uma voltinha com o cachorro ou receber visitas aos finais de semana… Mas, os fatores que mais geram ansiedade é o fato de não sabermos até quando teremos que abrir mão disso e como podemos criar novos hábitos com o cenário que temos hoje. (esse é o grande segredo para você ficar bem)

A ansiedade nada mais é que uma preocupação com o futuro, assim como a depressão é um retorno ao passado. Talvez você não se dê conta disso, pode dizer: eu não estou pensando no futuro! Mas, de alguma forma existe uma preocupação com o amanhã, com o que irá acontecer com o mundo, com as pessoas que conhece, ou o que irá restar para você de opções de lazer ou mesmo de trabalho.

Então a dica que podemos lhes dar é: foque no momento de agora. Agradeça seu momento. Olhe ao seu redor e enxergue onde você está. (com certeza muito melhor do que muitas outras pessoas). Pense que você consegue manter o controle da sua mente se você treinar sua atenção com o coração aberto, ou seja: “estou aqui limpando minha casa, é isso que importa agora, vou fazer com capricho e amor, porque é isso que tenho que fazer agora. “

Simples assim: aceite seu dia de hoje, o momento em que estamos passando. E em um segundo momento, faça um bom planejamento do que poderá fazer após esta crise de pandemia. Mas, saiba que é só para depois.

A paciência é uma grande virtude e irá deixar você mentalmente muito mais saudável.

Tudo tem seu tempo e com certeza, temos que aproveitar esses dias para aprender, aprender e aprender e lembrar que tempo, não necessariamente significa dinheiro, como diz o chavão capitalista. Eu acredito muito mais em “tempo é vida. E vida é tempo de aprender.”